domingo, 24 de outubro de 2010

A Escola do 1ºCiclo de Monte Carvalho





A nossa Escola

            A escola do 1ºCiclo de Monte Carvalho fica situada logo à entrada da povoação, na zona limítrofe da mesma, junto à Avenida do Estacal. Como fica num nível 4 a 5 metros abaixo, em relação ao arruamento, a seguir a uma curva e num plano inferior, passa um pouco despercebida.
            Durante o ano lectivo 2004/2005 sofreu obras de requalificação, intervenção feita pela Câmara Municipal de Portalegre.
            O tema escolhido nesta escola para a intervenção foi a natureza e o mundo vegetal, símbolo – a castanha, já que na paisagem envolvente se destacam pequenos maciços de castanheiros.
            Após as obras, passou a ter duas salas de aula para o 1.º Ciclo e uma sala para o J.I, esta última, completamente nova. Dispõe ainda de uma sala polivalente onde são servidos os almoços, funciona o prolongamento de horário, a sala de ATL e algumas actividades de Expressão.
           Todo o espaço escolar ficou protegido por uma vedação envolvente de arames galvanizados.
            Dispõe igualmente de uma área desportiva, uma área recreativa com jogos de pavimentos, como a “macaca” e o jogo de xadrez, desenhados em mosaico antiderrapante de cores contrastantes. Há ainda uma área sombreada,  equipada com mesas e bancos em madeira tratada. Para facilitar o acesso ao exterior e interior, foram também colocadas duas rampas.
            Os alunos almoçam na escola. O almoço é fornecido pelo Agrupamento nº2 – Cristóvão Falcão, sendo transportado diariamente por transportes camarários.
            Na escola há o prolongamento de horário com Actividades de Enriquecimento: Robótica, Inglês, Expressões, Actividade Física e Desportiva e Apoio ao Estudo.
Nas interrupções lectivas funciona também uma sala de Actividades dos tempos livres, com o apoio da Junta de Freguesia.
Este estabelecimento de ensino está integrado no Agrupamento de Escolas nº2 Cristóvão Falcão de Portalegre.
            O regulamento Interno é o mesmo do Agrupamento a que a Escola pertence.
            Possui material informático e audiovisual, uns oferecidos por particulares, outros oferecidos por entidades oficiais.
            O nível de relacionamento com a comunidade é bom, em especial com os pais e encarregados de educação, Junta de Freguesia e outras entidades.
            É uma escola que pretende ser activa, actual, dinamizadora, empreendedora, colaboradora e participativa em muitos projectos, aos quais alunos e professores têm aderido de forma regular e empenhada.

1 comentário:

  1. Gostei muito. É uma ideia muito gira para divulgar o que se faz na sala de aula. Força!
    Serei uma seguidora atenta....

    ResponderEliminar